A fitoterapia tradicional foi posta sob o microscópio para comprovar a eficácia desses saberes tão antigos quanto o próprio ser humano. Hoje empregamos esse conhecimento milenar no tratamento de diversas doenças, conhecidas ou não pelos nossos ancestrais.

Seja na forma de sabonete artesanal, chás, pomadas, unguentos, cremes entre outros, a fitoterapia traz o poder das plantas medicinais em benefício da saúde e do bem-estar de todos nós.

O que é Fitoterapia?

Vinda das palavras gregas “phyton” e “therapeia” que significam, respectivamente, vegetal e tratamento, a fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e seus incríveis poderes de cura.

Prática terapêutica considerada a mais antiga da humanidade, muitos de seus saberes chegaram a nós por meio da medicina tradicional chinesa e da medicina ayurvédica.

Enquanto prática terapêutica, a fitoterapia não se resume apenas ao conhecimento popular das plantas medicinais, mas é objeto de estudo de áreas como química, farmacologia, toxicologia, nutrição, etc., para obtermos dados mais precisos sobre o uso, a dosagem, o melhor momento para o plantio e a colheita e assim poder aproveitar ao máximo todos os potenciais de cura fornecidos por Gaia.

Benefícios da fitoterapia

Nos produtos fitoterápicos os poderosos elementos da natureza são combinados para criar itens únicos que encantam com sua fragrância e nos envolvem nessa atmosfera de conexão, poder e cura, nos colocando em plena sintonia com as vibrações da natureza.

A base da fitoterapia são as substâncias de origem vegetal que compõem o produto natural. Ingredientes naturais são, geralmente, menos agressivos ao corpo, podendo ser descartados sem causar prejuízos graves ao ecossistema. Outra benfeitoria é que a fitoterapia funciona como porta de abertura para o estudo de novas plantas e a descoberta de novos tipos de tratamento.

Entre os benefícios que a fitoterapia proporciona as nossas vidas, destacamos:

Fortalece o sistema imunológico

O uso de fitoterápicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando-o mais resistente no combate contra vírus e bactérias. E tem ação anti-inflamatória.

Melhora da saúde mental

Outro benefício da fitoterapia está no aumento das habilidades cognitivas. É usado em casos de depressão e ansiedade, pois reduz os níveis de estresse.

Cuidados com a pele

Cosméticos fitoterápicos são repletos de fitonutrientes que podem ter propriedades antibactericidas, antifungicas e anti-inflamatórias, melhorando muito os problemas de pele tão típicos como: acne, manchas, oleosidade, pele seca, psoríase, rachaduras, coceiras e sinais de envelhecimento, como flacidez e rugas.

Vale ressaltar que temos na fitoterapia indicações e contraindicações, por isso tanto a produção quanto o uso deve orientado por um profissional da área cosmética.

Nem tudo que vêm da natureza nos faz bem, algumas plantas são nocivas e podem intensificar ou desencadear uma condição preexistente.

A combinação da fitoterapia e fitoenergia , concentradas no poder dos extratos botânicos, óleos, manteigas vegetais, argilas, e tantas outras substâncias terapêuticas naturais, se encontram aqui, na saboaria artesanal Terapêutica, fornecendo tratamento para diversos problemas de pele não só no rosto, mas em todo o corpo, como mãos, pés, axilas, virilhas entre outras.

Os mistérios da fitoterapia são desvendados nos cursos online oferecidos pela Oficina de Gaia, trazendo para todos os saberes da medicina natural aplicados na saboaria artesanal tanto na glicerina para sabonetes, quanto em outros produtos diversos como óleos coporais, cremes hidratantes, sais de banho, máscars faciais, etc.. ensinando você a desenvolver produtos cosméticos fitoterápicos para si mesma e para família ou ainda vender e ganhar um bom dinheiro extra.

Acompanhe nossas redes sociais e o canal no Youtube para dicas exclusivas e venha nos conhecer! 🙂
[email protected]

Saboaria Artesanal Fitoterápica e Fitoenergética – Oficina de Gaia