4 Dicas fundamentais para iniciar no ramo de saboaria artesanal

4 Dicas fundamentais para iniciar no ramo de saboaria artesanal

21 de outubro, 2021 Off Por Nill Amorim

A saboaria artesanal é um ramo absolutamente recompensador, do ponto de vista criativo, profissional, financeiro e pessoal. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem ainda está se iniciando no aromático negócio dos sabonetes artesanais. Confiram com a gente!

1- Adquirir os equipamentos necessários

Naturalmente, para começar o seu negócio é preciso ter em mãos todos os instrumentos necessários para a fabricação dos sabonetes. Neste ramo, os equipamnetos são simples, não requerendo maquinários e nem grandes investimentos. Existe ainda muitos destes equipamentos que que estão em excesso ou sem uso em nossas casas como: fogões elétricos, mixer, facas, tábuas de corte, balanças, colheres, espátulas, raladores, coadores de chá e panelas, por exemplo.

Também é fundamental separar alguns mobiliários exclusivamente para a produção dos sabonetes, como bancadas, mesas e prateleiras, assim como certos equipamentos de proteção individual, como luvas, toucas e máscaras.

 2- Saber selecionar e comprar com sabedoria os ingredientes utilizados

Ingredientes básicos como a glicerina para sabonetes, os óleos, manteigas, extratos e corantes, também devem ser garantidos e de preferência com os melhores fornecedores ao seu alcance. É sempre bom assegurar a maior qualidade possível do seu produto, mesmo que o retorno venha em longo prazo.

Você pode também se inscrever no nosso curso de Saboaria Artesanal para aprender todo o passo a passo da fabricação dos sabonetes e a lista completa dos equipamentos e ingredientes necessários.

 

3- Criar uma identidade visual

No empreendedorismo, é primordial ter uma identidade própria e jamais imitar a concorrência, em nenhum detalhe. Na saboaria artesanal, isso pode ser pensado através do conceito da marca,  no próprio formato ou estilização dos moldes e formas e até na cor ou aroma dos sabonetes.

As embalagens também podem trazer esse toque pessoal, e não somente com uma logo colada por cima. É um produto altamente personalizável! Enfeites com fitas, tules, cordões e até pequenas saboneteiras deixam o produto ainda mais único e atraente. Eles também chamam a atenção das pessoas pelo esmero da apresentação.

Falar em identidade visual também é falar em propaganda. É preciso divulgar o seu produto em diferentes plataformas, inclusive em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, youtube e até no TikTok!

Para o seu marketing, você pode utilizar referências da cultura cotidiana como séries, filmes, novelas e memes. É uma forma de fazer o público se familiarizar com o seu produto e tomar gosto pelo sabonete antes mesmo do primeiro banho.

Neste meme que usamos de exemplo, estamos abordando a importância de se fazer o teste de sensibilidade á fórmula, mas de uma maneira divertida e difícil de esquecer.

 

4- Definir estratégia de localização e pesquisa da concorrência

Se for fundar a sua própria loja física, certifique-se se o local é acessível aos seus consumidores e fornecedores e se há um fluxo interessante de clientela no dia a dia comum. Pesquise também a localização da concorrência, assim como os preços praticados pelas outras saboarias, estando elas na sua cidade ou não.

Fazer essa “pesquisa de campo” é fundamental para fazer uma boa estratégia de mercado, venda e até divulgação e marketing. Como diz o ditado, mantenha os amigos por perto e os concorrentes mais perto ainda, rssssssss.

Certifique-se também, com ou sem loja, de fazer as regulamentações necessárias com a vigilância sanitária, os Bombeiros e a prefeitura. Dependendo do seu faturamento médio e se você pretender ter no máximo um funcionário, você pode se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). Procure o SEBRAE da sua cidade para mais informações sobre como se tornar um empreendedor no ramo da cosmética!

Gostou da matéria? Acompanhe estes e outros conteúdos relacionados a saboaria artesanal em no nosso site. Estamos constantemente atualizando com novos conteúdos sobre saboaria terapêutica e muito mais!