A importância do uso da água destilada nos cosméticos artesanais

Os cosméticos quando são artesanais, são indiscutivelmente melhores que um industrializado.

Porém, o uso de matéria prima de boa qualidade e adequada para o uso cosmético é fundamental !

Ao produzir um cosmético artesanal você consegue customizá-lo 100% ao seu gosto, fazendo com que ele tenha as propriedades e finalidades que você deseja.

Entretanto, um de seus ingredientes mais importantes é a água destilada, mas você sabe por qual motivo?

 

O uso da água destilada nos cosméticos artesanais

Provavelmente você já viu alguma receita que inclui o uso de água, porém é uma água com um nome diferente daqueles a que estamos mais habituados, ela pode vir com o nome de água destilada ou deionizada ou ainda água desmineralizada.

Poderemos fazer o uso de qualquer uma destas três opções, pois a sua característica principal é a mesma, é uma água pura, livre de metais pesados, bactérias e com PH neutro.

Aqui neste artigo, vou me referir a água destilada, mas você já sabe que pode usar qualquer uma das três opções. 

Mas afinal, porque é preciso usar uma água especial em vez de uma água filtrada ou mineral?

Já te explicando de forma rápida: a água destilada por passar pelo processo de destilação, se torna muito mais limpa do que uma água filtrada ou de torneira. 

Isso é ótimo, já que você não quer que seu produto perca a validade rapidamente e ainda possa danificar ou agredir de alguma forma a sua pele, certo?

Com a água destilada você consegue produzir cosméticos livres de impurezas.

 Além disso, com cosméticos feitos sem água destilada, o risco de oxidação é maior, o que aumenta a chance de contaminação por micro-organismos e outros problemas.

Outros tipos de água que passaram por algum processo de limpeza também podem ser usados como citei acima, mas nunca use água de rio ou de mar, pois elas possuem contaminantes mesmo sendo águas de fonte “natural”.

Efeitos benéficos do uso da água destilada nos cosméticos

 

Alguns tipos de água (como a da torneira) possuem na sua composição metais pesados que ao entrar em contato com óleos, como os utilizados no sabonetes artesanais e outros produtos cosméticos,  podem contaminar não só os produtos em si, como os poros e causar até mesmo inflamações na pele, como espinhas.

Com uma água limpa, como a destilada, o efeito em nossa pele é o de limpeza, eliminando micro-organismos e substâncias químicas, além de ter um pH neutro, sendo que as águas comuns tem um PH que pode variar muito e interferir na composição, desestabilizando toda a fórmula.

O processo de destilação da água remove completamente as impurezas, por conta do seu processo, onde a água é fervida até o ponto de que todo o seu vapor seja coletado. Após isto, o vapor é resfriado até o ponto de se tornar líquido novamente.

Mas por que isso é feito? Simples, os contaminantes da água possuem uma temperatura de fervura ou ebulição muito maior do que a da água em si, por isso este processo é realizado.

Com uma água completamente limpa em seu produto, isto será um ótimo diferencial no momento de realizar as suas vendas, podendo vender a ideia de que você é uma profissional comprometida com a higiene e segurança, que conhece os riscos de cosméticos artesanais malfeitos e que por isso produz produtos livres das impurezas da água comum, valorizando assim seus produtos no conceito dos clientes.

Com o alto risco de oxidação da água normal, isto pode até mesmo comprometer todo um lote de sabonetes, visto que os metais presentes nestas águas podem reagir com os componentes do sabão, provocando reações químicas.

E quando se trata de cremes e outros cosméticos onde a água é usada o risco de contaminação e reações entre os ingredientes aumenta consideravelmente em relação ao sabonete por exemplo.

Já imaginou o problema que seria ter que refazer toda uma produção por conta de um ingrediente?

Não deixe que isto aconteça! Invista em uma água pura que garantirá a qualidade, os benefícios e os resultados de seus produtos.

Onde encontrar?

Essas águas puras, dependendo de onde você mora, pode ser mais difícil de encontrar, mas você pode comprar online em lojas de produtos para saboaria, lojas de produtos químicos, como destilarias por exemplo.

Aqui na minha cidade, eu consigo comprar em postos de gasolina e casas de baterias para carros ( simmm eles precisam de água pura para alguns tipos de bateria de carro), também já comprei em farmácias de manipulação, pois eles possuem filtros de água, pois produzem todos os seus produtos somente com esta água pura (ufaaa ainda bem né….rssss).

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de assuntos como este. Quer entrar para o mundo da saboaria artesanal? Vem com a gente, temos cursos para fazer você ter uma ótima renda com produtos artesanais terapêuticos!