Entenda a diferença entre produtos fitoterápicos e fitoenergéticos

Você sabia que dentro da produção de sabonetes e outros cosméticos artesanais do nicho terapêutico, existem os produtos fitoterápicos e os fitoenergéticos?

Cada um desses dois tipos possui suas particularidades e benefícios, vamos conhecer melhor?

 

Principais diferenças

 

Como principais diferenças, na fitoterapia se utiliza o princípio ativo químico das plantas no organismo físico. Já na fitoenergia, se utilizam os campos energéticos das plantas.

Basicamente, a fitoterapia atua de forma física, e a fitoenergia de forma espiritual, emocional e mental.

 

Fitoenergia

 

A fitoenergia é um método que vai além da medicina tradicional, procurando realizar um tratamento de forma natural. O fundamento da fitoenergia é o de que nosso corpo é composto principalmente de energia, assim como tudo que existe no planeta.

Sendo trabalhada e praticada especialmente pela cultura oriental, o que se é pregado na fitoenergia é de que toda a energia que desvia as pessoas do caminho da felicidade pode ser considerada negativa, podendo gerar doenças.

Para realizar a cura, o método utiliza o princípio energético das plantas, equilibrando os chakras e atuando na origem da doença.

Seus principais benefícios são:

 

    • O desenvolvimento do controle emocional, já que ela trabalha o afetivo juntamente do espiritual, ajudando a identificar e reconhecer diferentes sentimentos, podendo desenvolver um melhor controle;

 

    • Melhoria na busca pelo autoconhecimento, o que ajuda a se expressar em público e diante de outras pessoas em determinadas situações.

 

Fitoterapia

 

A fitoterapia também tem como objetivo realizar a cura, porém de forma física. Plantas e ervas produzem naturalmente substâncias e compostos ativos que apresentam diversos benefícios terapêuticos para a saúde humana.

Diferente de medicamentos industrializados, os fitoterápicos são mais econômicos e respeitam o organismo como um todo, sem apresentar componentes que podem trazer danos ao nosso corpo, porém existem sim alguns efeitos colaterais que devem ser vistos com cuidado.

Entre os seus benefícios, os principais são:

 

    • As substâncias da fitoterapia são exclusivamente naturais e de origem vegetal, embora na produção cosméticos fitoterápicos podemos admitir e utilizar alguns componentes sintéticos;
    • Com inúmeras plantas, ervas e alimentos de origem vegetal, isso traz diversas possibilidades de descoberta para novos ativos e soluções para o tratamento de doenças;
    • Tratamento de problemas como insônia, gripes e resfriados, estresse, prisão de ventre e dores e machucados.

 

Dicas de preparação

 

Para os métodos fitoterápicos e fitoenergéticos, a preparação se dá por meio da colheita de plantas e ervas. O que se recomenda é que ao preparar estes medicamentos, se utilizem apenas plantas colhidas há pouco tempo, já que elas não devem ser armazenadas por longos períodos.

Após fazer a lavagem, deixe que elas sequem naturalmente para que não se perca o princípio ativo.

As formas de consumo são diversas, sendo as principais por meio de infusão das ervas, se bebendo como chá. Os princípios ativos também podem ser usados na produção de cosméticos como os sabonetes, xampus, óleos essenciais e outros produtos.

 

USO DA FITOTERAPIA E DA FITOENERGÉTICA NA SABOARIA ARTESANAL

Na saboaria artesanal, podemos extrair os ativos fitoterápicos das plantas e usá-los dentro dos cosméticos na forma extratos vegetais, oleatos, manteigas e óleos vegetais, óleos essenciais, entre outros.

Porém na FITOTERAPIA existe uma porcentagem minima e máxima da concetração destes ativos, para que eles proporcionem os beneficios aos quais estão associados.

Não adianta colocar muito pouco, que não terá efeito algum e não devemos adicionar muito, pois poderão desencadear reações alérgicas e outros problemas na pele.

Já na FITOENERGÉTICA, não há essa necessidade de regular a quantidade, basta termos a energia da planta neste composto.

Caso queira entender melhor sobre como utilizar os princípios ativos de plantas, ervas e alimentos de origem vegetal na produção de cosméticos, conheça o nosso curso de saboaria artesanal fitoterápica e fitoenergética

 

Preparação dos extratos glicerinados caseiros Fitoterápicos

Uma das coisas que eu amo é fazer os meus próprios extratos glicerinados, eles ficam mais purosm concentrados e dão um prazer enorme em fazê-los e depois usá-los em nossos sabonetes e outros cosméticos artesanais.

Confira no vídeo abaixo como nós fazemos os extratos vegetais para a nossa saboaria!