Saiba como ganhar uma renda extra com Saboaria Artesanal

O mercado da saboaria artesanal tem crescido como nunca, não só lá fora, no exterior, como aqui no Brasil também.

A busca por produtos feito a mão, com amor, por pequenos artesões locais, com ingredientes naturais e numa quantidade que seja  realmente efetiva e benéfica para pele, tem se tornado cada vez mais comum hoje em dia com a expansão deste mercado.

Com o tempo, quem busca uma nova fonte de renda, outra profissão ou um pequeno empreendimento, acaba encontrando na fácil aceitação da saboaria artesanal pelo público, uma excelente opção de começar seu empreendimento com baixo custo, em casa, podendo se formalizar somente após ter sucesso.

 

O que é saboaria artesanal?

 

A saboaria artesanal pode ser definida como o nicho da cosmética que trabalha com elementos naturais considerados primários, como óleos, manteigas (vegetais), óleos essenciais, argilas, proteinas da seda e carvão ativado, por exemplo.

saboaria artesanal é caracterizada pela ausência de etapas industriais. Não há produção em larga escala e geralmente os produtos são preparados por uma pessoa ou por um pequeno grupo, que em na maioria dos casos é familiar.

Ou seja, a saboaria é democrática e não existem regras para quem pode ou não pode trabalhar com saboaria artesanal.
A formalização é uma etapa necessária para aqueles que pretendem ir mais longe, abrindo uma loja fisica ou vendendo em larga escala. Mas no começo você pode flertar com essa apaixonante arte, criando seus produtos em casa, para si mesma, familia e amigos e até arriscar algumas vendas para outras pessoas.

 

Onde vender?

 

É bastante comum que produtores iniciantes de saboaria artesanal comecem a vender no círculo de amigos. Algumas amostras grátis costumam ser interessantes para cativar o público.

Hoje uma das melhores opções para vender seus produtos artesanais está na internet. Tenho muitas alunas que cresceram seus negócios apenas divulgando nas redes sociais.

Vender produtos artesanais nas redes sociais é bastante comum e permite que você alcance o público que realmente se interessa pela saboaria artesanal – que em geral vem acompanhada de valores ecológicos e de sustentabilidade.

Assim, é possível realizar a venda dos produtos:

 

    • Em redes sociais;

 

    • Marketplaces virtuais (como a Elo7, Shopee, mercado livre);

 

    • Plataformas de vendas online;

 

    • Site próprio da marca.

 

As opções são inúmeras, basta saber qual a mais adequada para o seu produto e para o seu momento como empreendedor.

 

Mas por quanto vender os meus produtos artesanais?

 

Antes mesmo de colocar à venda os cosméticos que você acaba de produzir, faça uma lista dos valores gastos na produção e calcule o lucro estimado. Você precisa saber quanto gastou com a matéria-prima, embalagens, custos com as entregas e outros gastos como luz, água ou gás.

A etapa de precificação é importante, pois ao mesmo tempo em que o artesão não deve cobrar muito abaixo do mercado, mas não pode exagerar nos preços ou ficará com o pequeno estoque parado por muito tempo.

Consulte outros produtores de saboaria artesanal e observe os valores praticados por eles. Ateliês de cosmética natural com algum tempo de mercado tendem a servir de referência, tanto para a produção quanto para a precificação. A qualidade e o preço devem estar de acordo.

Por isso fica difícil dizer por quanto vender cada produto, especialmente a produção artesanal, que traz consigo não apenas o preço da matéria-prima, mas o valor do trabalho manual, das questões ecológicas e em alguns casos, princípios fitoterápicos e fitoenergéticos.

Eu sempre insisto para que minhas alunas aprendam a precificar corretamente seus produtos, levando em conta todos os custos envolvidos, incluindo o frete gasto. Comprar e Precificar corretamente pode ser determinante para o fracasso ou sucesso na gestão do empreendimento.

Foi pensando nisso, que não pude deixar de incluir no meu curso de saboaria fitoterápica e fitoenergética, uma tabela excel de precificação, onde ela vai calcular para você o custo e o preço de venda de cada produto, tornando assim seu negócio escalável e lucrativo.

 

Ganhe renda extra com saboaria artesanal

 

A saboaria artesanal é lucrativa, democrática e extremamente vendável.
Com extratos de flores, frutos, óleos essenciais e produtos que prezam pela ecologia, embalagens sustentáveis e pequena produção, a saboaria artesanal remete à exclusividade e ao valor que todo produto especial possui.

Aprenda como é possível lucrar muito com a saboaria artesanal. Acesse e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *