Quem pode fazer cosméticos artesanais?

Ao iniciar na saboaria artesanal é comum que surjam perguntas relacionadas a quem pode trabalhar com cosmética artesanal.

A busca por um novo trabalho, por um novo negócio, pela chance de vencer a frustração com a profissão atual e com a vida, são apenas alguns exemplos de situações que fazem as pessoas buscarem a produção artesanal como solução.

 

Mas, o que são cosméticos artesanais?

 

De maneira simplificada, os cosméticos artesanais representam a produção de cosméticos feitos em pequena escala, por uma pessoa ou por um grupo reduzido de pessoas, sem etapas industrializadas. Ou seja, cada etapa daquele cosmético é feita de maneira artesanal, sem técnicas elaboradas.

Por vezes, o que é artesanal é considerado rústico e sem sofisticação, mas apenas por aqueles que ainda não entenderam a beleza e os benefícios de consumir um produto tão especial.

 

Preciso tem alguma formação para fazer cosméticos artesanais?

 

Nos últimos tempos, muitas pessoas abriram seus pequenos negócios de cosméticos naturais. Outros passaram a produzir sabonetes, cremes, balms, hidratantes, xampus em barra, entre outros tipos de cosméticos para si mesmo e familiares, como uma espécie de terapia. Uns encontraram uma fonte de renda extra, outros a perspectiva de abrir seu próprio negócio e para muitos foi uma válvula de escape nesta pandemia.

Mas ao contrário dos cosméticos industrializados, a cosmética artesanal não exige formação acadêmica, ou seja, você não precisa de ensino superior ou registro em órgão de classe.

Massss…

Apesar disso, a comercialização de produtos  cosméticos necessitam de registro e rotulagem adequada para que sua venda seja permitida em território brasileiro,embora o produtor artesanal na grande maioria não possui este registro logo de inicio.

No Brasil, não há regulamentação ou lei a respeito da produção de cosméticos artesanais para uso próprio e nem para venda, ou seja, se você produz para usar, não há necessidade de registro do cosmético, e você pode adquirir a matéria prima necessaria facilmente na internet, sem precisar de CNPJ e nem de comprar em grandes quantidades.

É por isso que a saboaria artesanal é um dos principais negócios lucrativos informais que você pode começar com baixissimo investimento, podendo iniciar em casa mesmo, produzindo para si e para amigos e familiares e conforme for sentindo que isso é bom negócio para você, poderá iniciar o processo de legalização, que ainda é bastante buracrático pois não visa os pequenos artesãos e sim as grandes fábricas de produtos de higiêne e limpeza.

 

Boas notícias…

A primeira delas é que grandes e famosas empresas como a loccitane e a lusch, começaram assim…..apenas uma pessoa….na sua própria casa, cheia de imaginação, ideias e sonhos….e hoje são empresas multi milionárias!!!!

Então em algum momento elas se permitiram seguir seus instintos e começaram a criar seus primeiros produtos, sem muita pretensão, para depois crescer.

E para uma empresa crescer de fato, alcançar um público maior, abrir franquias, é necessário sair da informalidade, fazer o registro da marca e seguir todos os passos para fazer a legalização do negócio.

A segunda boa noticia é que desde o ano 2016 tramita no Congresso o PLS 331/2016 de autoria do Senador Cidinho Santos, aprovado no Senado, que HOJE se encontra na forma do Projeto de Lei (PL) 7816/2017 na Câmara dos Deputados, já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CCSF) e agora voltou para o senado para aprovação final.

Este projeto sugere que a Saboaria Artesanal seja enquadrada pela Lei do Artesanato (13180/2015) recaindo a esta atividade tão antiga, do tempo de nossas avós, a exigências mais brandas às solicitadas para as grandes indústrias.

Estamos na reta final desta luta e com certeza isso faz deste momento, o melhor momento de entrar para a saboaria artesanal, pois por inimas que sejam, haverão exigências e o investimento inicial pode aumentar, excluindo uma boa parte de pessoas que poderia começar um negócio praticamente do zero.

 

Qualquer pessoa pode fazer cosméticos artesanais?

 

Democrática e acessível, a cosmética artesanal pode ser feita por qualquer pessoa.

O conhecimento sobre os materiais utilizados pode ser adquirido através de cursos voltados para a produção de produtos artesanais. Alguns desses produtos podem, inclusive, ser considerados terapêuticos, dependendo dos ingredientes escolhidos para a receita.

Entretanto, apesar da acessibilidade e facilidade de se iniciar a produção de cosméticos artesanais, conhecer determinados conceitos e materiais é de extrema relevância antes de dar início a sua pequena produção.

Informação nunca é demais, especialmente em se tratando de produtos que entrarão em contato direto com a pele humana, sobretudo a sua, da sua familia e de seus clientes.

 

Aprenda com um especialista na área

 

Alguns produtores possuem o conhecimento necessário para produzir cosméticos artesanais de maneira segura e com poucas chances de reações adversas. Escolha um curso adequado que o prepare para o melhor que a cosmética artesanal pode oferecer.

Quando criei meu curso, eu pensei nessa pessoa que quer iniciar, mas sabe muito pouco ou quase nada e a questão não é você conseguir executar bem uma receita, mas entender realmente sobre a função e as propriedades dos ingredientes empregados, o porque eles estão ali naquela fórmula e com isso saber fazer substituições equivalentes se necessário.

Quando eu estava estudando sobre saboaria, vi que dificilmente passavam dicas e informações precisosa que fizeram muita falta lá na frente, porque o foco fica só na execução da receita.

No meu curso eu vou executando e mostrando como se faz nas videos aulas, dando dicas preciosas, mostro os erros também, pois é importante o aluno saber que pode acontecer isso com ele também….

Então se você deseja aprender de fato, com riqueza de detalhes, vem comigo e seja uma de minhas alunas….

Clique aqui e seja uma Saboeira de Gaia você também!

Se ainda tiver dúvidas sobre como se inscrever no curso, pode se informar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *