5 benefícios de investir em sabonetes artesanais

O sabonete é um item de higiene pessoal indispensável e utilizado todos os dias. Por estar tão presente no nosso cotidiano, muitas vezes não nos damos conta da importância deste item. Nem mesmo conhecemos sua composição ou paramos para pensar nas opções que temos.

Por isso, veja 5 benefícios de investir em sabonetes artesanais e transforme sua relação com esse item tão importante!

 

1. Proporcionam uma experiência única

 

Em todo sabonete ocorre o processo de saponificação, que é a reação entre lipídios (óleos ou gorduras) e uma base química inorgânica, como a glicerina. Apesar desse processo ser similar na produção de sabonetes industrializados e artesanais, são produtos completamente diferentes.

Os sabonetes nas prateleiras dos supermercados possuem quase sempre os mesmos componentes e fragrâncias já bastante conhecidas. Já os sabonetes artesanais provocam experiências únicas. São produtos com compostos naturais, que tratam a saúde da sua pele, possuem fragrâncias mais atrativas e, em alguns casos, formatos criativos para melhorar ainda mais sua experiência!

 

2. Promovem a saúde da sua pele

 

Enquanto um sabonete industrializado possui conservantes, corantes e outros compostos sintéticos, os naturais são focados em utilizar manteigas e óleos vegetais, além de compostos ativos como os óleos essenciais. Por terem um cuidado maior na seleção de ingredientes, boa parte dos sabonetes artesanais promove a saúde da sua pele enquanto limpam.

Pessoas alérgicas, com manchas e rugas, por exemplo, podem procurar os sabonetes artesanais e naturais como opção para seu cuidado diário. Tudo depende do objetivo do sabonete, mas boa parte dos artesanais também possui finalidades terapêuticas que podem te ajudar.

E mesmo que façam uso de essências artificiais, ainda assim são produtos infinitamente superiores aos sabonetes comuns.

 

3. São amigos do meio ambiente

 

Esse benefício não é restrito apenas para quem vai usar o sabonete, mas todo o planeta ganha com ele! Boa parte da indústria de cosméticos e produtos de higiene ainda fazem testes em animais, além de quase sempre utilizar compostos de origem animal, como por exemplo, o Sodium Tallowate, sebo de origem animal.

Na saboaria artesanal podemos optar por nossos ingredientes, escolhendo se vamos usar ingredientes de origem animal ou exclusivamente ativos vegetais. Também podemos fazer embalagens criativas utilizando celofane reciclável, papel manteiga, papel kraft, entre outros….

Os sabonetes industrializados, dependendo do que há na composição, também são responsáveis pela poluição da natureza ao escorrer a espuma pelos ralos e o lixo produzido com suas embalagens. Já os sabonetes artesanais, por terem mais ativos naturais, são biodegradáveis e não degradam a natureza. Além de que tudo eles geram muito menos impacto ao meio ambiente, por ser um processo artesanal, sem uma indústria por trás e com certeza também geram menos lixo, já que a tanto a produção quanto a embalagem dos produtos, seguem uma cultura minimalista.

 

4. Você colabora com a economia local

 

Comprar um produto artesanal é colaborar com o crescimento dos pequenos empreendedores da sua cidade. Ao adquirir estes produtos, ao invés de direcionar seu dinheiro para empresas milionárias, você faz com que o dinheiro circule na sua cidade. Que tal participar dessa rede e fortalecer a economia colaborativa?

 

5. Uma experiência terapêutica em todos os sentidos

 

Um sabonete artesanal nunca é apenas um sabonete. Ele pode conter óleos essenciais relaxantes, por exemplo, e causar um profundo estado de tranquilidade após o banho.

Também podem conter compostos vegetais que estimulam o foco e a energia, para te ajudar a começar o dia de forma revigorante. Com diferentes compostos vegetais, esse produtinho traz uma experiência terapêutica completa para o seu banho!

Gostou de conhecer os benefícios dos sabonetes artesanais? E se você mesma fizesse os seus? Você pode usar essas dicas para aumentar suas vendas e apresentar os benefícios da saboaria artesanal. Conheça já nosso curso de saboaria artesanal e fitoterápica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *