Seiva sangue de dragão: saiba o que é e seus benefícios

A grande maioria dos cosméticos artesanais são compostos de matérias primas advindas da natureza, sobretudo de plantas. Mas muito além de apenas um apelo de marketing ou um cheirinho bom, eles são repletos de benefícios e podem ser utilizados em cosméticos naturais com o intuito de tratar a pele de uma forma mais eficaz e amigavél.

É o caso da seiva sangue de dragão, que nos chama a atenção tanto pelo seu nome diferente, coloração avermelhada e seus benefícios incríveis.

O que é seiva sangue de dragão?

A seiva sangue de dragão é extraída de uma espécie de árvore chamada Croton lechleri. Essa espécie é nativa do Brasil, Peru e Equador, que por conta da cor vermelha da sua seiva, ficou conhecida por aqui como dragoeiro. A seiva avermelhada e com esse nome místico, é utilizada já há muitos anos pela medicina popular para estancar sangramentos e evitar infecções.

Quais os benefícios da seiva sangue de dragão?

O principal benefício da seiva sangue de dragão é a sua ação cicatrizante. Por esse motivo, ela é amplamente utilizada em cortes e ferimentos, acelerando os processos naturais da pele. Outro fato interessante é que quando o produto seca sobre a pele, formando uma película de proteção.

Nas árvores, as seivas possuem exatamente essa função, proteger e cicatrizar após um corte. Nas árvores deste tipo, é possível notar que após um corte, seus troncos e galhos produzem essa substância espessa com a finalidade de cicatrizar a árvore.

Após anos de observação da natureza, nós humanos fomos capazes de observar que o que funciona para as plantas, também pode funcionar em nossos organismos. É o caso da seiva de dragão, um dos melhores compostos naturais para a cicatrização da pele. Veja mais benefícios incríveis:

  • Rejuvenescimento: na pele, o sangue de dragão possui efeito anti-idade, sendo incrível para formulações com esse propósito. É estimulante de colágeno, traz mais firmeza e elasticidade para a pele, além de reduzir rugas e linhas de expressão.
  • Ação anti-inflamatória: juntamente com a ação cicatrizante, a seiva sangue de dragão é ótima em formulações para a pele acneica. Reduz o inchaço de acnes inflamadas e também é interessante em casos como picadas de insetos.
  • Evita queloides: por acelerar os processos de cicatrização, a seiva sangue de dragão é benéfica para quem costuma ter problemas com queloides.
  • Tratamento de estrias: por ser cicatrizante, a seiva sangue de dragão pode ser utilizada no tratamento de estrias. É eficaz especialmente nas estrias vermelhas, ou seja, as estrias que acabaram de surgir. Também atua no tônus da pele, melhorando o aspecto da flacidez da região.
  • Tratamentos capilares: já em formulações para os cabelos, a seiva sangue de dragão previne o envelhecimento precoce do bulbo capilar e fortalece os fios. Além disso, auxilia no controle da oleosidade e caspa.
  • Alivia os sintomas da candidíase: a seiva sangue de dragão também é interessante em formulações íntimas. Possui propriedades antifúngicas e tem o pH similar ao pH íntimo, sendo ótima para o tratamento da candidíase.

Os óleos essenciais são repletos de benefícios para a saúde. Já falei por aqui sobre a polêmica que é usar óleos essenciais na saboaria e trago instruções sobre esses compostos tão preciosos. Vale a pena conferir e formar sua opinião sobre o assunto.

E se você quer entender mais sobre cosméticos naturais e fazer um renda extra com eles, conheça nossos cursos e apaixone-se por esse ofício encantador!

Recentemente eu fiz um sabonete vegano e natural de sangue de dragão! Ficou maravilhoso e pode ser usado diariamente no rosto ou como sabonete intimo.