Principais diferenças entre oleato, tintura e extrato vegetal

Com as matérias-primas comuns utilizadas na saboaria podemos confeccionar diversos tipos de produtos artesanais, como cremes, sais de banho e até sachês com cheiros para colocar nas gavetas.

O artesanato é uma excelente fonte de renda, e cada vez mais a procura por cursos nesse segmento tem aumentado por conta da alta lucratividade nesse mercado.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o sabonete artesanal, seus componentes como o extrato vegetal , oleato e a tintura para que você possa entender as principais diferenças entre eles.

Boa leitura!

Produtos de fabricação própria

O sabonete artesanal é um produto comercializado que muitas pessoas gostam muito. Isso porque, os ingredientes utilizados são de qualidade, como a glicerina, os extratos das plantas medicinais, os óleos essenciais, as argilas e outros minerais e vitaminas que podem ser usados neste método.

A glicerina para sabonete √© um excelente emoliente para a pele, ajudando na hidrata√ß√£o e prevenindo o ressecamento. As flores e ervas utilizadas deixam o aspecto do sabonete incr√≠vel, al√©m de ajudar na fixa√ß√£o da fragr√Ęncia. J√° os extratos vegetais fazem com que a pele receba todos os benef√≠cios que as plantas oferecem.

Diferenças entre oleato, tintura e extrato vegetal

Tanto o oleato e a tintura, quanto o extrato vegetal são formas de extração de todas as propriedades medicinais que uma planta possui.

A principal diferença entre esses métodos de extração está no líquido utilizado para fazer esta extração (chamamos de extrator), e ele será fundamnetal para o resultado final . No caso do oleato, um óleo vegetal é utilizado, já no extrato vegetal, pode ser usado glicerina bidestilada com um pouco de álcool de cereais e a titura é feita exclusivamente com alcool (podendo estar diluido em água ou não).

Os extratos são os mais utilizados na saboaria adepta ao método melt and pour ( base pronta), alguns extratos são glicólicos e levam no seu seu solvente o propilenoglicol que extrai as propriedades com bastante eficiência, porem é um subproduto derivado do petróleo (e tem gente que se encomoda com isso), além disso ele não atende ao nicho natural. Para isso o extrato glicerinado é o mais adequado.

Os extratos vegetais nunca devem ser usados puros e sim sempre diluidos nos cosm√©ticos. J√° o oleato pode ser usado puro na pele e tamb√©m pode entrar nas nossas receitas de sabonetes, shampoos, cremes, etc…

A tintura por sua base ser alcoolica pode desequilibrar a composição de uma base comprada pronta, então seu uso é mais popular nos métodos de cold e hot process.

Para que servem esses produtos?

Esses m√©todos de extra√ß√£o das propriedades das plantas servem para preservar e concentrar cada uma delas. Podem ser utilizadas na fabrica√ß√£o de sabonete artesanal, produtos de limpeza, aromatizantes, pomadas, shampoos, cremes, lo√ß√Ķes e muitos outros cosm√©ticos artesanais.

Possui contraindicação?

A contra indicação vai depender do tipo de planta utilizada para a fabricação do sabonete artesanal, mas na grande maioria, não possui.

O interessante √© sempre dar prefer√™ncia para as plantas e o m√©todo mais adequado ao objetivo do produto e ao tipo de p√ļblico que vai us√°-lo.

Sabonetes artesanais: por que investir nesse negócio?

Começar um negócio dentro do ramo de cosméticos e sabonete artesanal é uma excelente opção de garantir uma renda sem precisar investir muito. Isso porque a maioria das ferramentas utilizadas nessa produção pode ser encontrada na sua cozinha.

Além disso, a matéria-prima da saboaria é bem acessível, e com o investimento em poucos ingredientes você consegue produzir uma grande variedade de produtos.

O artesanato é bem prático de ser feito e você pode separar apenas uma hora do seu dia para destinar a fabricação de sabonete artesanal, podendo conciliar com outro emprego, por exemplo.

√Č um mercado lucrativo e de alta procura, e em franca expans√£o, podendo ser vendido ainda mais durante datas comemorativas, onde a busca √© maior. Para isso, procure sempre investir em mat√©rias-primas de qualidade.

Este artigo foi √ļtil? Se voc√™ deseja investir nesse segmento, assim como garantir outras informa√ß√Ķes, entre em contato conosco e conhe√ßa o nosso curso de saboaria e cosm√©ticos artesanais!