Oficina de Gaia Artesanal

Descubra como fazer sais de banho artesanais para um banho relaxante e terapêutico

Descubra como fazer sais de banho artesanais para um banho relaxante e terapêutico

Ajudando a limpar o corpo, desintoxicar e suavizar a pele, os sais de banho possuem atributos benéficos que curam nosso organismo, restabelecendo a saúde, além de relaxarem músculos cansados e doloridos.

Encontramos no mercado várias opções de sais de banho industrializados, porém essa não é uma escolha viável, afinal em sua composição encontramos substâncias que são prejudiciais ao nosso corpo e ao meio ambiente.

Antes de adquirir, confira as informações da etiqueta e priorize os que levem pouco e bons ingredientes, principalmente os naturais.

A boa notícia é que podemos confeccionar nossos próprios sais de banho em casa. Vejamos como a seguir!

Como fazer sais de banho: receitas para ver e copiar

O chamado sal epsom, feito de sulfato de magnésio, é a base dos sais de banho, podendo ser usado puro ou não. Outros tipos de sal também são usados, como o sal marinho, sal grosso e qualquer outro sal natural.

Além disso, usa-se glicerina vegetal, corantes naturais, pétalas de flores e óleos essenciais conforme a necessidade. É bom consultar as propriedades de cada óleo antes de usar, por exemplo, se você deseja algo mais relaxante use óleo essencial de camomila ou lavanda, já para um sal de banho energizante o ideal é apostar em alecrim, eucalipto ou menta.

Basicamente, para fazer o seu sal de banho você precisará de:

  • 800g do sal de sua escolha;
  • 200g de sulfato de magnésio (responsável por separar a água do sal);
  • Ervas ou pétalas frescas e devidamente higienizadas;
  • Óleo essencial ou essência.

Confira algumas receitas abaixo:

Sais de banho para chuveiro

Selecione um pedaço de tule e adicione uma porção do sal escolhido, misturado com as ervas ou pétalas, e o óleo essencial. Formando uma trouxinha, prenda o tecido na saída de água do chuveiro e tome o banho. Conforme a água caí, as propriedades das ervas e do sal são liberadas junto.

Sais de banho para banheira

Separe meio quilo do sal escolhido e misture-o ao corante, ervas/pétalas e óleo essencial escolhido. Guarde o sal de banho em um pote bem vedado e deixe em repouso por quatro dias, antes de usar, para que o sal absorva bem o óleo essencial.

Sais de banho para esfoliação

Misture sal marinho com essência de rosas e algumas pétalas. Mantenha a mistura em repouso por dois dias em um pote bem vedado, ou até que as pétalas estejam completamente desidratadas e incorporadas ao sal. Use-o antes do banho ou na banheira.

Sais de banho para escalda pés

Dispense 1 litro de água quente em uma bacia ou balde e adicione os sais de banho que você preparou, para escalda pés prefira sais de banho relaxantes de camomila ou lavanda, ou energizantes de alecrim. Mergulhe os pés e deixe agir por 20 minutos, aplicando creme hidratante após enxaguar e secar.

Para potencializar as propriedades dos sais de banho adotes os sabonetes artesanais em seu banho terapêutico. Conheça o curso da Oficina de Gaia e adicione os produtos fitoterápicos a sua rotina!

Cadastre-se e receba novidades

Tudo sobre o mundo da saboaria artesanal e fitoterápica para você