Oficina de Gaia Artesanal

Qual a diferença entre extrato glicerinado, glicólico e fitoglicerinado

Se você é uma pessoa que gosta de colocar a mão na massa e preparar os seus próprios cosméticos artesanais, saiba que é extremamente importante conhecer quais são os tipos de ingredientes utilizados para a fabricação deles. Dessa forma, você consegue ter conhecimento sobre qual a melhor opção de acordo com a receita que está preparando.

Hoje vamos falar sobre as diferenças dos ingredientes conhecidos como extrato glicerinado, glicólico e fitoglicerinado e entender mais sobre os cosméticos artesanais.

Confira a seguir:

Para que serve os extratos vegetais e de que forma eles são aplicados nos cosméticos artesanais?

Os cosméticos artesanais são todos aqueles que são fabricados em casa. Geralmente essas receitas são fórmulas herdadas tanto de pesquisas da internet, quanto na conversa e compartilhamento de ideias entre amigos.

Também existe a possibilidade de fazer cursos sobre cosméticos artesanais para desenvolver esses tipos de produtos e até comercializar, garantindo uma renda extra.

Os ingredientes são a parte mais importante das receitas dos cosméticos artesanais, e é preciso entender as principais diferenças deles.

Extrato glicerinado

O extrato glicerinado é obtido através do processo de extração de uma erva a partir do uso do álcool e da glicerina. Nesse processo não observamos a composição de parabenos e outros sub-produtos do petróleo, portanto é o mais utilizado nos nichos natural e vegano.

Esse tipo de ingrediente pode ser incorporado em diversos tipos de cosméticos naturais, como produtos para o banho, loções hidratantes, shampoo, cremes, cosméticos e condicionadores.

Extrato glicólico

O extrato glicólico, diferente do que citamos acima, é obtido através da maceração ou percolação de ervas. Nesse processo podemos observar o uso de solvente hidro-glicólico, que geralmente é o propilenoglicol (derivado do petróleo).

Esses extratos geralmente não são utilizados nos cosméticos, e são indicados para o uso em géis, shampoo, sabão, soluções aquosas e banhos de espuma, por exemplo. Embora estes extratos tenham sido obtidos através de uma extração não natural, ees ainda são produtos muito bons e que inrriquecem muitas fórmulas de receitas, tanto de produtos artesanais quanto industrializados.

Fitoglicerinados

Esses tipos de ingredientes são utilizados na fabricação de cosméticos naturais, artesanais e orgânicos. São extratos feitos em glicerina vegetal e outros tipos de conservantes certificados.

Hoje em dia existem mais de 100 fitoglicerinados no mercado, e são muito utilizados na fabricação de produtos para crianças e animais domésticos como cachorros e gatos por conta da sua suavidade e ingredientes renováveis na composição.

O que deve ser observado na fabricação?

Todo o ambiente e prática utilizada para a fabricação de cosméticos artesanais precisa ser adequada para preservar os ingredientes, os ativos e as matérias-primas utilizadas, a fim de que não haja nenhum problema com a segurança e validade dos produtos.

É válido lembrar que, quando você segue todas as recomendações e regulação das leis sobre o mercado de cosméticos naturais, você evita que denúncias sejam feitas sobre o produto, além de evitar alergias em clientes que tenham consumido.

Não se esqueça de se especializar no assunto para produzir cosméticos artesanais de qualidade, escolher os ingredientes corretos e registrar a sua marca para comercializar seus produtos.

Se você tiver interesse nessa área, conheça nosso curso completo, com informações e dicas preciosas,  que ajudam você a montar a sua saboaria artesanal do absoluto ZERO.

Cadastre-se e receba novidades

Tudo sobre o mundo da saboaria artesanal e fitoterápica para você